terça-feira, 15 de julho de 2008

Documentário sobre Joy Division

JOY DIVISION , o Documentário


Formava-se, em 1976, uma das bandas que viria a marcar o cenário pós-punk mundial, desmembrando-se em em 1980, com o trágico suicídio do vocalista Ian Curtis.
Após mais de 30 anos, e depois do sucesso que foi Control , chega a Portugal o primeiro discurso oficial sobre a trajectória de Joy Division.
É em formato de documentário que Grant Gee, realizador britânico, nos apresenta uma nova visão da banda, baseando-se na ordem cronológica dos acontecimentos e suportando os factos com entrevistas: uma perspectiva que se diferencia da do anterior filme Control , de Anton Corbijn (que relata de forma sentimental a vida de Ian Curtis).
O documentário relata-nos a história da banda. Inicia-se com a formação de Warsaw (nome original da banda, antecedente a Joy Division) em Manchester e chega, ordenadamente, à constituição de New Order , banda formada pelos restantes membros de Joy Division depois a morte de Curtis. A reconstituição dos passos de Joy Division é feita através de depoimentos e entrevistas apresentadas ao longo do filme, em que participam, a título de exemplo, ex-membros da banda (Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris), Tony Wilson, produtor da editora Factory Records , Pete Shelley, dos Buzzcocks , Annik Honoré, jornalista e amante de Ian Curtis. Nota-se, porém, a ausência de Deborah Curtis, viúva de Ian Curtis. São ao longo das entrevistas encaixadas imagens de arquivo, áudios, fotos, vídeos e documentos da banda. Assistimos também à revelação de verdadeiros tesouros, inéditos, e, afinal de contas, é isso que Grant Gee nos trás de novo. Fala-se de apontamentos do caderno de Rob Grettons, imagens raras de actuações na TV ("Shadowplay" na Granada TV e "She's lost control" na BBC), fotos da banda em digressão, aúdio de uma sessão de hipnose de Ian Curtis, entre outros. O documentário acaba por pôr de parte polémicas que envolveram os Joy Division, apenas adiantando, por exemplo, os motivos já conhecidos do suícidio de Curtis. É por isso que deve ser visto como um relato da história de Joy Division. De registar, finalizando, que Grant Gee é também realizador de um documentário sobre os Radiohead.
Joy Division estreia esta quinta, 17 de Julho, nas salas de cinema. Vale a pena!

Sem comentários: